Tempeh

Tempeh

O tempeh oferece vários benefícios à saúde. Diferente de muitos outros alimentos à base de soja, o tempeh é feito de grãos de soja inteiros, e oferece todos os benefícios para a saúde proporcionados pela soja. Além disso, a fermentação do tempeh modifica as propriedades dos grãos de soja.

Alto teor de fibra – Uma porção de tempeh contém mais fibra do que a maioria das pessoas consome em um dia. As fibras são essenciais para um trato digestivo saudável, bem como para prevenir muitas doenças crônicas.

O tempeh é fácil de digerir – O tempeh é uma excelente escolha para pessoas com dificuldade para digerir alimentos de origem vegetal com alto teor protéico, como os feijões e as leguminosas, ou alimentos à base de soja, como o tofu. O processo de fermentação torna os grãos de soja mais leves, visto que as enzimas produzidas pelo fungo fazem a pré-digestão de grande parte dos nutrientes básicos.

O fungo Rhizopus produz uma enzima – a fitase – que quebra o fitato, aumentando assim a absorção de minerais como o zinco, o ferro e o cálcio. O processo de fermentação reduz enormemente os oligossacarídeos, que dificultam a digestão de feijões para algumas pessoas. Estudos têm demonstrado que o tempeh é essencialmente não flatulento e não produz mais gases do que uma alimentação com não-leguminosas.

Ideal para pessoas numa dieta com baixo teor de sódio – Diferente de outros produtos fermentados à base de soja – como o missô, que é muito salgado – o tempeh tem teores de sódio extremamente baixos.

Contém antibióticos naturais – O fungo Rhizopus produz agentes antibióticos naturais e estáveis ao calor que combatem alguns organismos causadores de doenças. Os indonésios que comem tempeh como parte de sua dieta reconhecem o tempeh como remédio para diarréia e raramente são acometidos pelas doenças intestinais às quais estão constantemente expostos.

Benéfico para pacientes diabéticos – A proteína do tempeh é excelente para pacientes diabéticos, que tendem a ter problemas com proteínas de origem animal. A proteína e a fibra do tempeh também podem evitar níveis elevados de açúcar no sangue e ajudam a mantê-los sob controle.

Fonte