Tempeh

Tempeh

O tempeh é um alimento fermentado, produzido por meio da fermentação controlada de grãos de soja cozidos com uma cultura de Rhizopus (iniciador de tempeh). A fermentação do tempeh pelo fungo Rhizopus une os grãos de soja, formando um bolo branco compacto.

O tempeh é um alimento muito apreciado e uma fonte básica de proteína na Indonésia há centenas de anos. Atualmente está se tornando cada vez mais popular em todo o mundo, na medida em que as pessoas buscam maneiras de aumentar sua ingestão de soja devido ao seu alto teor protéico e aos benefícios que proporciona à saúde. Assim descobrem a versatilidade e o delicioso sabor do tempeh. Vegetarianos e veganos em especial acham a estrutura e o teor protéico interessantes. O tempeh tem uma textura firme e um sabor de cogumelo e nozes. É muito versátil e pode ser utilizado de diversas maneiras e em diversas receitas. Normalmente o tempeh é fatiado ou cortado em cubinhos e frito até a superfície ficar crocante e dourada. Também é possível esfarelá-lo ou gratiná-lo.

O tempeh é saudável!

O tempeh é muito nutritivo e contém muitos fitoquímicos promotores da saúde, tais como as isoflavonas e as saponinas da soja. A fermentação do tempeh produz agentes antibióticos naturais, mas deixa as isoflavonas e a maioria das saponinas da soja – que são desejadas – intactas. O tempeh é um alimento protéico completo que contém todos os aminoácidos essenciais. A proteína da soja e as isoflavonas proporcionam muitos benefícios à saúde. As isoflavonas fortalecem os ossos, ajudam a amenizar os sintomas da menopausa, reduzem o risco de doenças cardíacas coronarianas e alguns cânceres. O tempeh mantém todas as fibras dos grãos e adquire alguns benefícios digestivos das enzimas criadas durante o processo de fermentação.

Fonte